Você quer que seus filhos tenham autonomia, responsabilidade e confiança

Mas sabe que isso não nasce da cobrança.

Nasce da escuta.


Que tal encontrar uma escola que respeita a individualidade das suas crianças, ajudando elas a se tornarem a melhor versão de si mesmo?


Aqui, autonomia não é soltar — é sustentar.

O calor humano faz parte do cotidiano.

Cuidamos do ritmo da infância e da adolescência.


Para nós, educar é um ato de escuta, presença e vínculo.


No dia 17 de maio, das 9h às 12h, te convidamos a vivenciar isso de perto no Colégio Waldorf Micael.


Nossas portas estarão abertas para as famílias que desejam conhecer uma proposta pedagógica viva, humanizada e transformadora.

Faça a sua inscrição gratuitamente agora
crianças do jardim do micael

Você e sua família vão encontrar:

🌳 Espaço para subir em árvore, pular corda e brincar ao ar livre — em todas as idades

💛 Acolhimento e segurança emocional, do Maternal ao Ensino Médio

🎨 Aulas de Música, Artes, Trabalhos Manuais, Euritmia, Marcenaria, Teatro, Culinária, Primeiros-Socorros, Alemão…

📐 Matemática, Física e Química vivenciadas com sentido, de forma prática e sem decoreba

🥗 Incentivo a hábitos saudáveis de alimentação

👨‍👩‍👧‍👦 Uma comunidade de famílias que se conhecem, se apoiam e participam ativamente da vida escolar

Durante o evento, você poderá:

🎤 Participar de rodas de conversa sobre a pedagogia Waldorf

🎭 Curtir vivências para crianças, jovens e adultos

📚 Conhecer a Mostra Pedagógica

🎶 Acompanhar apresentações especiais


Venha viver esse momento com a gente!

Conheça nossos professores, converse com outras famílias e sinta, na prática, o que faz do Micael um colégio tão único.

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Preencha o formulário abaixo e inscreva-se no Portas Abertas Micael de 17/05

A inscrição é por família. Pedimos que apenas um dos responsáveis preencha o formulário.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

📌 O QUE É

Portas Abertas Micael: uma vivência real do dia a dia no Colégio Waldorf Micael.

Um convite para conhecer uma educação viva: do brincar ao pensamento crítico.


📌COMO FUNCIONA?

Durante o evento, você poderá:

🎤 Participar de rodas de conversa sobre o Colégio e a pedagogia Waldorf

🎨 Curtir vivências para crianças, jovens e adultos

📚 Conhecer a Mostra Pedagógica e ver como são os cadernos e demais produções dos nossos alunos

🎶 Acompanhar apresentações especiais


📌QUANDO?

🗓️ 17 de maio, das 9h às 12h


📌ONDE?

No Colégio Waldorf Micael

R. Pedro Alexandrino Soares, 68 - Jardim Boa Vista, São Paulo - SP


📌 PARA QUEM?

Famílias com crianças ou adolescentes do Ensino Infantil, Fundamental ou Médio, que buscam uma proposta pedagógica viva, humanizada e transformadora para seus filhos onde eles possam crescer com autonomia, respeito, liberdade e acolhimento.


📌POR QUE PARTICIPAR?

Para conhecer por dentro um colégio onde o saber não é fragmentado, mas vivido, sentido e respeitado em que se aprende explorando e sem decoreba.


📌 COMO PARTICIPAR

Preencha seus dados no formulário para fazer sua inscrição.


🎟️ Evento gratuito, mas com vagas limitadas.

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O Portas Abertas Micael começa em...

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📌COMO CHEGAR?

R. Pedro Alexandrino Soares, 68 - Jardim Boa Vista, São Paulo - SP

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Perguntas Frequentes

Como e onde surgiu a pedagogia Waldorf? 

A primeira escola Waldorf foi criada em 1919 na Alemanha pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. Era um período muito duro, com grande parte da Europa destruída por conta da 1o Guerra Mundial. Discussões sobre formas de evitar que uma tragédia humanitária como aquela se repetisse tornaram-se comuns entre os intelectuais da época. 

 

Rudolf Steiner percorria o continente europeu para difundir suas propostas para uma nova organização de sociedade, baseada no princípio da trimembração do organismo social, cujos alicerces são: liberdade na vida cultural e espiritual; igualdade democrática na vida jurídico-política; fraternidade social na vida econômica. 

 

Muitas pessoas acompanhavam as conferências e se identificavam com as ideias do filósofo, entre elas o empresário Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, localizada em Stuttgart, na Alemanha. 

 

Steiner realizou algumas palestras para os trabalhadores da empresa alemã. Os operários ficaram impressionados com a abordagem do filósofo e passaram a desejar que seus filhos recebessem uma educação baseada naqueles ideais. Molt então solicitou a Steiner que o ajudasse a criar uma escola que atendesse tal desejo. 

Depois de um intenso estudo realizado em parceria com diversos educadores, Rudolf Steiner elaborou a proposta pedagógica que nortearia o trabalho da primeira escola Waldorf do mundo, a Escola Livre de Stuttgart, fundada em setembro de 1919, com 12 docentes e 256 alunos. 

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Quais são os objetivos de uma escola Waldorf? 

 

  • Desenvolver a auto-educação como o caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir; 
  •  Promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas;  
  • Criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade;  
  • Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico;  
  • Contribuir para a formação do indivíduo dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade;  
  • Levar os participantes da comunidade escolar à visão da evolução humana, no seu inter-relacionamento com a natureza e com os demais seres humanos, objetivando a consciência do seu ser como sujeito transformador do mundo e criativo;  
  • Oferecer subsídios para que o aluno possa contribuir para o bem comum, respeitando a Constituição e os Direitos Humanos e cumprindo assim, dignamente, seu papel de cidadão. 
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As escolas Waldorf seguem a BNCC?  


Sim, as diretrizes e conteúdos exigidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são cumpridos como em qualquer outra escola legalmente estabelecida no país. 

 

No entanto, as escolas Waldorf também têm a preocupação de desenvolver competências emocionais e sociais das crianças e jovens, não apenas as capacidades intelectuais. 

 

Para isso, as artes e atividades ligadas ao fazer estão presentes no currículo, ao lado das disciplinas tradicionais. Aulas de desenho, escultura, música, teatro, euritmia, marcenaria, culinária, trabalhos manuais, entre outras, fazem parte da grade regular. As artes e as manualidades enriquecem e complementam os conteúdos de outras matérias, de forma transversal. Durante uma época de história sobre o Renascimento, por exemplo, a música do período pode ser trabalhada de forma aprofundada nas aulas de música. 

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Como são estruturadas as aulas numa escola Waldorf? 

 

Numa escola Waldorf, as atividades pedagógicas são planejadas cuidadosamente pelo professor para que exista um ritmo equilibrado. Ao longo de cada aula e de cada dia letivo, há uma alternância entre concentração e expansão, atividade intelectual e prática, esforço e descanso.  


A aula de época é iniciada com uma atividade rítmica que trabalha a coordenação viso-áudio-motora da criança ou adolescente. Ou seja, olhos, ouvidos e músculos atuam juntos para realizar uma tarefa. Esse tipo de movimento desperta o aluno para a aprendizagem e é importante para a escrita, a leitura e outras habilidades. Esse ritmo que acontece nos primeiros momentos da manhã normalmente está vinculado ao tema central da época. Numa época de língua portuguesa, por exemplo, a atividade rítmica pode ser uma brincadeira de trava-línguas combinados com movimentos.  


Na sequência, o professor inicia a fase expositiva da aula, momento que exige maior concentração da classe. A forma como a exposição do conteúdo será realizada dependerá do tema estudado, da faixa etária da turma e das necessidades do grupo. Cada docente tem a liberdade de planejar sua aula levando em conta esses fatores e sua própria individualidade. 

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O que é o ensino em épocas? 


A aula de época acontece diariamente nas duas primeiras horas do dia. Durante cerca de quatro semanas, a classe faz nesse horário um mergulho em português, matemática, história, geografia ou ciências, disciplinas normalmente lecionadas nas épocas. Após uma pausa de 30 minutos para lanchar e brincar, acontecem as aulas das matérias complementares, como língua estrangeira, trabalhos manuais, euritmia, marcenaria, música, desenho de formas, educação física, entre outras. Essas aulas são ministradas por professores especialistas em cada área.  


O ensino em épocas possibilita que o conteúdo seja transmitido de forma não fragmentada, como normalmente acontece quando as matérias são abordadas somente em blocos de 50 minutos que se alternam ao longo do dia. Com as épocas não há ruptura no trabalho, o que permite que o professor lance mão de diferentes recursos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e torná-lo mais significativo para o aluno. Numa época de história sobre o Egito Antigo, por exemplo, o educador pode propor que as crianças façam papiro. A época de astronomia, matéria que faz parte do currículo do 6o ano, normalmente é encerrada com uma viagem pedagógica para uma região em que seja possível observar as estrelas e reconhecer as constelações sem o uso de instrumentos. 


E assim as épocas vão se desenrolando ao longo do ano, seguindo o planejamento elaborado pelo professor de classe. 


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Qual o papel do professor de classe? 


Cada grupo que ingressa no 1o ano tem um professor que o acompanhará durante os oito anos do ensino fundamental (em alguns casos, esse período pode ser menor). 


Além de ministrar as aulas de época para as quais está habilitado, o professor de classe acompanha a turma nas viagens pedagógicas, mantém um canal aberto de diálogo com os pais de seus alunos, conduz as reuniões de classe e incentiva o elo entre as famílias, por meio de encontros, mutirões e passeios.  

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Como é a avaliação dos alunos numa escola Waldorf? 


A avaliação numa escola Waldorf verifica continuamente o progresso da aprendizagem e o desenvolvimento global do aluno, com foco maior nos aspectos qualitativos que nos quantitativos. Ela também traz elementos para o professor aperfeiçoar sua prática e, se for necessário, redirecionar o processo ensino-aprendizagem. 

 

A partir do 1º ano do Fundamental, essa avaliação contínua culmina com a redação de um boletim descritivo anual que detalha o processo de desenvolvimento do aluno em seus múltiplos aspectos e contribui para a formação de uma imagem mais abrangente da criança ou adolescente. O boletim traz ainda uma proposta de metas e orientações para os próximos passos da aprendizagem. 

 

A partir do 6o ano, além do boletim descritivo anual, os alunos recebem a cada trimestre o Boletim de Notas, com conceitos que vão de A a E e avaliam os quesitos envolvimento, trabalho e conteúdo nas diferentes disciplinas. 

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Qual é a atuação social do Colégio Micael no Jardim Boa Vista? 


Desde sua fundação, em 1978, o Colégio Micael nasceu com um ideal: ser uma escola Waldorf verdadeiramente conectada à realidade social do Brasil. Inspirados pelos princípios da pedagogia de Rudolf Steiner — que defende uma educação para todos, sem distinções sociais — os fundadores do Micael buscaram construir uma escola que não se limitasse aos muros da sala de aula, mas que dialogasse ativamente com o mundo ao redor


Ao escolherem o bairro Jardim Boa Vista, na periferia da zona oeste de São Paulo, em uma região marcada por carências e contrastes sociais, os idealizadores da escola quiseram plantar um projeto pedagógico que pudesse florescer justamente onde o desafio era maior. Não bastava oferecer uma educação de qualidade; era preciso que essa educação fosse um instrumento real de transformação social


Com o passar dos anos, esse compromisso foi se consolidando por meio de ações concretas, com destaque para duas iniciativas centrais: 

  • Ensino Médio social: criado em 2013, oferece bolsas integrais para jovens de baixa renda que vivem no Jardim Boa Vista e arredores cursarem o Ensino Médio na escola. Graças à iniciativa, em 2017 o Colégio Micael recebeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) na área da educação, um reconhecimento do poder público à qualidade e ao impacto social da ação, que já beneficiou cerca de 320 estudantes.  
  • Parceria com a ACOMI (Associação Comunitária Micael): fundada há 25 anos por pessoas ligadas à comunidade escolar, a ACOMI, hoje independente, desenvolve projetos culturais, pedagógicos e sociais voltados à população do Jardim Boa Vista. A associação segue contando com grande apoio do Colégio Micael e tem seu trabalho fundamentado na antroposofia e na pedagogia Waldorf.

 

Essas iniciativas expressam a missão social do Micael de forma viva: fazer da educação um elo entre pessoas e futuros possíveis, cultivando vínculos verdadeiros com a comunidade do entorno, hoje totalmente integrada à comunidade escolar, tornando-a muito mais diversa e plural. 

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O que é a antroposofia? 

O termo antroposofia vem do grego anthropos (ser humano) e sofhia (sabedoria) e se refere à linha filosófica desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX. Trata-se de um caminho de conhecimento que busca integrar o entendimento científico e a experiência do ser humano no mundo, incluindo seu aspecto espiritual. A antroposofia não enxerga a ciência e a espiritualidade como polos opostos. Ao contrário, ela se utiliza de métodos científicos para explorar e entender o mundo espiritual. 


A antroposofia promove o desenvolvimento pessoal e social através de práticas e ideias que ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes de si mesmas e de seu papel no mundo. Essa visão se aplica a diversas áreas do conhecimento: educação, por meio das escolas Waldorf, agricultura, artes, medicina, arquitetura, economia, todas influenciadas por essa visão integradora. 

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